Como ser produtivo e criativo em Tempos de Pânico.

Embora o Corona Vírus  seja um evento mundial, parece estranhamente familiar ao que experimentamos com os ataques do talibã no dia 11 de setembro de 2001. Naquela época, os espaços públicos pareciam armadilhas mortais; hoje eles se sentem como zonas de contágio. Não sabemos se confiamos nas notícias. E o que é pior e aumenta nossa ansiedade é que não parece termos um fim à vista.

A ideia deste texto e tentarmos encontrar abordagens para mantermos a calma encontrarmos uma maneira de sermos produtivos e até mesmo aguçar nossa criatividade no sentido de diminuirmos nossa ansiedade e que estes tempos difíceis passem com mais rapidez.

Evite os amplificadores de pânico

Muito tem sido escrito sobre o Corona Vírus nas mídias sociais e isto aumenta significativamente o nível de ansiedade das pessoas , e nunca tínhamos visto isso com tamanha repercussão durante uma crise. Ontem, cometi o erro de visitar uma página no Facebook, e o primeiro post que li foi um que questionava se todos ,  estávamos fazendo o suficiente para manter os nossos ambientes desinfetados. Uma discussão acalorada se seguiu, com as pessoas dizendo umas às outras que estavam exagerando, ou reagindo mal. Fui completamente sugado para o drama, e antes que eu percebesse, uma hora tinha passado.

Proteger sua saúde mental, limitar sua ingestão de mídia social a um determinado período e faça uso de recursos de bloqueio.  O Twitter permite que silencie palavras específicas — você pode querer fazer isso com “coronavirus” ou “COVID-19” por 24 horas uma vez por semana, apenas para dar um tempo a si mesmo.  É claro que ainda é importante manter-se informado, por isso siga organizações oficiais de saúde como a  OMS, as secretarias de saúde de sua cidade  , e procure saber sobre gestão de emergência em sua região, juntamente com uma fonte de notícias nacional e local. Verifique esses sites duas vezes por dia no máximo. Enquanto as notícias estão em constante mudança, ficar obcecado com atualizações minuto a minuto não vai adiantar nada.

Prepare-se dentro da razão

Procure se cuidar para não se infectar ,mas cuide profundamente de sua saúde mental,  nada melhor do que não ser infectado e conseguir uma paz de espírito. Estocar alimento para suas necessidades , lembre-se que se crescermos subitamente o estoque de alimentos e bens de necessidades pessoais, eles sofrerão uma inflação de demanda que em nada será benéfico para passarmos esta fase. Procure ficar confortável com o que tem, apenas um pouco, saber que você preparou sua casa para uma situação de quarentena em potencial, permitindo que você se concentre em tarefas mais produtivas.

Conecte-se com os outros

Nestes dias de distanciamento social, encontrar-se com os outros não é aconselhável, e mesmo estando cercado pela minha família em casa, já estou me sentindo um pouco isolado.             

Até agora, duas coisas têm ajudado: conectar-se com a família e amigos através de bate-papo por vídeo e passar um tempo online com outras pessoas do meu círculo de trabalho. O que precisamos entender que este período não são férias temos de continuar algumas atividades mesmo estando isolados. Nada de shopping, praias, baladas etc. . As empresas estão colocando as pessoas nos seus lares e tendo enormes prejuízos para que esta pandemia passe o mais rápido possível  Faço parte de grupos que tenham interesses comuns como sua atividade de trabalho, compartilhem feedback. Descobri que em dias estressantes, o ato de me colocar no trabalho de outra pessoa me dá um senso de normalidade e propósito e me ajuda a enfrentar momentos tão difíceis.

Compulsão por distrações saudáveis

Em tempos estressantes, é fácil recorrer a maus hábitos. Para garantir que você não faça isso, preencha seu ambiente com distrações saudáveis — bons livros, podcasts interessantes, Netflix  ou talvez você apreenda aquela meditação que a tanto tempo tem tentado. Hoje em dia as pessoas deixaram de sentir prazer por estarem em suas casas com seus amigos e familiares. Leia, estude , converse com seus filhos e mantenha-se produtivo esta é a forma de passar por tempos difíceis.

Coloque o tempo sagrado em seu calendário

Todos os dias, dê a si mesmo um tempo de solidão de repente você está trabalhando em casa, você recuperou seu tempo de deslocamento, então aproveite. Desligue o telefone. Dê uma volta. Medite. Faça o que fizer, liberte-se de qualquer meta de produção. Você pode anotar pensamentos interessantes se eles vierem à mente – eles muitas vezes eles aparecem – mas não faça disso uma sessão de trabalho. A desconexão total permite que você faça check-in consigo mesmo e prepara seu cérebro para a criatividade.

Faça alguma coisa

Se você é uma pessoa que não consegue ficar parado porque se sente improdutiva, você pode sentir que este tempo que estão lhe solicitando é uma grande bobagem, mas não pense só em você pense no todo em sua volta. Os tempos de incerteza e medo servem para nos lembrar que a beleza e a originalidade ainda existem.  Criar  algo – seja uma pintura ou uma torta ou um podcast – pode ajudar você e outros a encontrar ordem e dar sentido a um mundo tão confuso. Não importa se o que você faz é bom ou não. O ato de criação traz alegria, um sentimento de orgulho, e ajuda você a esquecer os males do mundo, pelo menos por um tempo. Em tempos de calma ou pânico, pode ser a coisa mais produtiva que você pode fazer.

Comentários
WhatsApp Converse com a gente no WhatsApp